8 de set de 2018

Resenha: A Lista Negra


Título: A Lista Negra
Autora: Jennifer Brown
Número de Páginas: 272
Editora: Gutenberg
Nota (0 a 5): 3,5

Valerie cria um caderno. Um caderno onde escreve tudo que odeia inclusive os nomes das pessoas que fazem bullying com ela e o namorado Nick. Uma lista negra. Mal sabia ela que este caderno seria o principal instrumento para Nick escolher seus alvos e abrir fogo contra vários alunos na cantina da escola.

Confesso que estava ansiosa para a leitura deste livro e cheia de expectativas. Fiquei muito feliz quando este foi livro escolhido para o Clube de Leitura de Nova Iguaçu. Talvez eu tenha esperado demais, porém o livro não foi tão interessante quanto eu achava que seria.

O Livro segue duas linhas de tempo, antes e depois do incidente, o que desperta a curiosidade do leitor. Nós queremos saber como tudo ocorreu e como Valerie irá enfrentar seus medos e traumas. Infelizmente, não temos a resposta para tudo. Apenas suposições e teorias do motivo para a atitude de Nick e o porquê dele ter acreditado que Val estava ciente e tinha os mesmos desejos que ele.  Às vezes acreditamos que o outro tem os mesmos planos e pensa igualmente, porém nem sempre isso acontece.

Entretanto, A Lista Negra nos traz reflexões sobre vários temas além do bullying, como aceitação, julgamento, superação e principalmente o perdão. Muitas das vezes o agressor também é uma vítima, seja aquele que pratica um bullying seja aquele que reage. Como então, podemos julgar ou culpar? Quem é o verdadeiro vilão da história? Como superar a tragédia?

A autora conseguiu retratar a vida dos adolescentes com toda a sua complexidade com maestria. Temos um misto de sentimentos no decorrer da leitura. Contudo, alguns acontecimentos não me despertou o interesse, foram apenas desnecessárias. Todavia é um livro com um tema importante e que merece ser destacado, principalmente por retratar o pós-tragédia. Ou seja, recomendo muito a ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...