18 de jul de 2018

Curiosidades: Agatha Christie


Já faz algum tempo que eu trouxe para o blog (e o IG) curiosidades sobre um autor que adoro (Sidney Sheldon). Hoje, estou trazendo mais curiosidades. Dessa vez é uma autora que fez com que eu amasse ler. Autora de grandes livros de suspense e investigação policial, a Rainha do Crime. Se você pensou em Agatha Christie, acertou! 

Então, vamos para as curiosidades?

  • Vendeu bilhões de livros pelo mundo e foi traduzida para 45 línguas, sendo ultrapassada em vendas somente pela Bíblia e por Shakespeare.
  •  A mãe que lhe incentivou a começar a escrever contos, quando um forte resfriado fez a menina Agatha ficar alguns dias de cama.
  • Quando jovem, a escritora trabalhou como enfermeira e a atividade tornou-se uma das principais influências para a produção de suas obras. Ela transformou-se em uma especialista em venenos.
  • O romance de estreia, O misterioso caso de Styles (eu tenho), foi concebido no final da Primeira Guerra Mundial e foi a primeira aparição do detetive Hercule Poirot.
  • Em 1926, Agatha Christie escreveu aquela que ficou conhecida como sua obra-prima: O assassinato de Roger Ackroyd. (também tenho).
  • Em meados de 1920, a escritora protagonizou um caso policial e mobilizou todo o país. Agatha ficou completamente desaparecida e levou a polícia a fazer uma investigação digna de Hercule Poirot. Falou-se em sequestro, suicídio e até assassinato, sendo o marido infiel o maior suspeito. Quase duas semanas depois, o empregado de um hotel na cidade de Harrogate contatou a polícia informando que uma das hóspedes era muito parecida com as fotos divulgadas da desaparecida. Chegando ao local, os investigadores descobriram tratar-se realmente da autora que estava registrada com o nome de Theressa Neele, o mesmo sobrenome da amante de seu marido, Nancy Neele. Agatha jamais entrou em detalhes sobre o que aconteceu e a declaração oficial foi a de que ela havia sofrido amnésia temporária devido ao colapso nervoso.
  • De todos os livros, O caso dos dez negrinhos foi o mais adaptado para o cinema, a primeira vez em 1945 como “And then there were none” (Então Não Sobrou Ninguém) e, nos anos 60, com uma nova versão que ganhou o nome de “Ten little Indians” (Os dez indiozinhos). É considerado um dos maiores best-sellers de todos os tempos, com cerca de 100 milhões de cópias vendidas.
  • Ao todo, é autora 66 novelas policiais, 163 histórias curtas, duas autobiografias, vários poemas, e seis romances “não crime” com o pseudônimo de Mary Westmacott.
  • Em 3 de agosto de 1975, o jornal The New York Times, publicou o obituário de Hercule Poirot na primeira página, com sua fotografia.
  • Agatha Christie afirmou que as duas coisas que mais a empolgaram na vida foram: ter seu próprio carro e jantar com a Rainha da Inglaterra no Buckingham Palace (queria).

Espero que tenham gostado!

E vocês? Já leram algum livro da autora? O que acharam?

Informações retiradas do site oficial da autora. (lpm-agathachristie).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...