20 de jun de 2018

Resenha: Coleção Hiemis - Volume Completo


Títulos: Os Cavaleiros do Inverno
   Os Servos do Duque
              O Senhor dos Sonhos
              Os Votos da Princesa
Autora: Cecilia Reis
Número de Páginas: 627
Nota: 4,5

Primeiramente, estou sem palavras para escrever o quanto eu amei está série! Nunca tinha lido nada igual e fiquei fascinada com a ambientação e os personagens que a autora criou. Ri, gritei, me entristeci, enfim… Foram diversos sentimentos durante a leitura.

Estava em dúvida se fazia uma resenha para cada livro ou se fazia para a coleção completa. Optei pela coleção, pois assim eu poderia dar minha opinião da narrativa como todo, evitando a todo custo, os spoliers.

Anelise, ou Ane (para os íntimos) é uma típica adolescente que tem sua vida mudada após a visita de um homem misterioso acompanhado de uma triste e ruim notícia: a morte da sua mãe. Para completar, neste mesmo dia, ela descobre que herdara seis demônios protetores que afirmam em dizer que ela é uma possível candidata a assumir o trono e lugar da Princesa Aliannama’ra, na Corte do Inverno. Pois é, Anelise não é uma humana comum.

Em meio ao luto e confusão, tudo que ela deseja é o conforto e o carinho, porém, Anelise é jogada em um mundo de magias, perigos e ensinamentos. Ela precisa ser educada e descobrir se realmente é a futura princesa, além de assumir as rédeas da situação. Enquanto isso, outras candidatas correm atrás do mesmo prêmio e principalmente, dela. Afinal, Anelise é a candidata mais “frágil”.

É interessante como vemos o amadurecimento da protagonista, a princípio, passiva, depois, rebelde. Afinal, ela quer respostas e os demônios que afirmam protegê-la parecem esconder algo. Será que as suas intenções são realmente nobres? Quem será que ela realmente pode confiar? Diante desse impasse, vemos ela tomar uma série de decisões precipitadas…

Quanto aos demônios, é incrível como a autora soube dar características tão fortes e diferentes para cada um. Danial é lindo, frio e mandão, porém, o mais poderoso, afinal, ele é o Duque. Azazel e Belial, gêmeos, são divertidos, brincalhões e que adoram jogos. Samael é culto e o mestre que deve ensinar Anelise a domar seus poderes. Sindri é um guerreiro resmungão e Leviatan, doce e carinhoso, que tem o dom de manipular os sentimentos. Tanto Sindri quanto Leviantan são prisioneiros condenados a servir os nobres. É difícil não se apaixonar por todos eles…

Não é uma história para ser lida às pressas ou com desleixo. A autora criou um mundo totalmente surreal, com dimensões, cortes, hierarquias e magias. Por isso, muitos nomes são complexos e a atenção deve ser redobrada, não por ser uma escrita difícil (acredite em mim, não é), mas pela riqueza de informações que existe nela.

Os livros são incríveis e a cada capítulo é notável o amadurecimento físico, emocional e sexual da protagonista. Várias lições podem ser encontradas no decorrer da história: como para cada decisão, existem consequências; os verdadeiros amigos falam a verdade, por mais dura que seja; como podemos nos enganar com as pessoas, nem sempre elas se mostram verdadeiramente; nem sempre o amor é sustentado, principalmente em situações extremas; e o verdadeiro significado da lealdade.

O único ponto que me incomodou (por isso não dei a nota máxima) foi o fato do primeiro livro ser muito rápido. Entendo que a autora quis ser clara e que o livro “Cavaleiros do Inverno” é uma introdução ao universo, aos personagens, cenários, magias, dentre outros. Por ser uma obra complexa, por conta da riqueza de informações que nos é passado, senti falta de saborear aos poucos os dados que são expostos. As cenas e as informações reveladas acontecem muito rápidas (no primeiro livro), e confesso que em alguns momentos tive que reler alguns pontos para me situar e assimilar (talvez seja só lerdeza minha, vai saber… rsrrsrsrs). Entretanto, é interessante como a escrita da autora foi evoluindo e melhorando a cada livro, me conquistando cada vez mais.

Por fim, a série Hiemis é uma fantasia maravilhosa e recomendo muitíssimo, principalmente para quem gosta de algo surreal e dimensões metafísicas. A autora soube mesclar mensagens importantes, como aprendizagem, desenvolvimento pessoal, amizade, confiança, dentre outros; com a fantasia, de modo natural.

Quem desejar adquirir os livros, os dois primeiros existem na versão física, pela Editora Wish (clique aqui)  e os dois últimos estão disponíveis, na versão e-book pela Amazon (clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...