5 de abr de 2018

Resenha: Caixa de Pássaros

Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Número de Páginas: 268
Nota (0 a 5): 4

Vamos a resenha? Sim!!!

Bem, o que falar desse livro? 

Confesso que comprei esse livro por impulso, afinal, todos falavam bem, porém, meu maior medo era de começar a lê-lo. Por quê? Porque sempre fui medrosa com terror, ainda mais se tratando de um terror psicológico.

Enfim… Vamos ao que interessa, certo? A Resenha.

Tudo acontece muito rápido. Em um momento você está vivendo sua vida, noutro, noticias de jornais começam a alertar que as pessoas estão sendo vítimas de ataques. Ninguém sabe a razão, mas uma coisa essas mortes têm em comum: a insanidade que nasce após enxergar alguma coisa lá fora… O mundo está um caos e a única proteção que os habitantes possuem é a venda em seus olhos ao sair de casa…

Logo de inicio o livro me cativou. Amo suspense e isso não faltou em “Caixa de Pássaros”. Apesar do terror psicológico, me vi lendo cada vez mais rápido e ansiosa para saber o desfecho da história. Eu queria descobrir o quê estavam causando as mortes, as loucuras dos habitantes e como a protagonista iria sobreviver nesse novo mundo.

O mais interessante neste livro é o fato dele ser anacrônico, ou seja, alguns capítulos são narrados no passado, outros no presente. Isso desperta ainda mais a curiosidade do leitor, o fazendo questionar o porquê daquilo tudo.

Conforme a leitura vai avançando, a curiosidade do leitor vai aumentando e o autor não foi nada bondoso em responder nossas questões com rapidez, muito pelo contrário, quando você achava que finalmente iria descobrir o mistério da trama, algo acontecia o fazendo criar mais questionamentos e desconfianças no meio em que vive os personagens.

O mistério é tão envolvente que alguns momentos me vi presa na leitura e com uma baita ansiedade, temendo pelo pior e me assustando em alguns momentos. Malorie, protagonista da história é cativante, assim como os outros personagens, como, por exemplo, Tom. Confesso que em alguns momentos cheguei a torcer por eles, apesar de não ser um livro de romance - eu amo romances, o que posso fazer? 

O livro não chega a ser uma forte história de terror, mas com certeza é um terror psicológico que para alguns pode ser ainda mais assustador do que livros com monstros e/ou espíritos. É apavorante você não poder enxergar e ter que se forçar a ficar a mercê dos outros sentidos. Alguns momentos, consegui sentir na pele o que Malorie vivencia. O autor conduziu a história apenas pelos outros quatros sentidos, principalmente a audição. 

O livro é fantástico, porém em minha humilde opinião, alguns pontos poderiam ser melhor abordados. Faltou explicação de como tudo aconteceu, quem são e como são as criaturas, como elas surgiram e o porquê você enlouquece ao  vê-las. Isso ficou muito vago… Entretanto, essa falta de explicação deixa o leitor ainda mais amedrontado, o medo do desconhecido, de acordar um dia e ver algo que o faça enlouquecer e consequentemente desejar a morte. Acho que fui um tanto contraditória, mas acredito que quem leu, entenderá o que dizer: A falta de explicação desenvolve o medo, talvez tenha sido proposital, mas ainda assim, seria interessante ter uma explicação no final de tudo.

Outro ponto que me incomodou é o fato das crianças não terem um comportamento para a sua idade. Elas tinham apenas quatro anos e por mais que tenham sido criadas e treinadas para um ambiente hostil, ainda são crianças. Faltou um pouco da inocência que elas poderiam ter trago para a narrativa.

Enfim… Apesar desses pontos negativos, recomendo muitíssimo a leitura da história, principalmente para quem está iniciando a leitura do gênero Terror. Caixa de Pássaros é envolvente, intrigante e os capítulos finais prometem deixar o leitor morrendo de tensão e medo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...