29 de jun de 2017

O que é Beleza?

O que é beleza para você?
Ao procurarmos no dicionário, encontramos:

be-le-za
substantivo feminino
1. qualidade, propriedade, caráter ou virtude do que é belo; manifestação característica do belo.
2. caráter do ser ou da coisa que desperta sentimento de êxtase, admiração ou prazer através dos sentidos.

Platão dizia que a beleza absoluta é o brilho ou esplendor da verdade.

Todo esse significado de beleza, do que é belo, me fez pensar... Fez-me refletir o padrão de beleza que se encontra incorporado na sociedade, o padrão que aprendemos desda da infância: corpo perfeito, rosto simétrico, casa perfeita, família perfeita, roupa da moda, etc... No entanto, essa beleza, nada tem a ver com as virtudes de um ser humano ou com as belezas reais e naturais do universo.
Minha cabeça deu-se em um nó. Comecei a refletir sobre tudo que considerava belo, porém, o que seria o corpo perfeito? a roupa perfeita? o rosto perfeito? Comparado a quê?

Qual seria a definição de beleza?

Eu, como mulher, diversas vezes ao me olhar no espelho, desgostei do que vi, minhas gordurinhas, estria, olheiras, enfim... Não me agradou em nada do que vi.

Entretanto, analisando o real sentido da palavra beleza, percebi que o meu "desajuste" vinha de um padrão no qual já estava incorporado na sociedade. Eu, aprendi direitinho a segui esse padrão por muito tempo. Porém, em um dado momento de luz, percebo que a beleza é muito mais do que a imagem. 

Confesso que é difícil se sentir bela quando você se compara com modelos, artistas, com a mídia nos martelando o tempo todo o que é ser belo, enfim... No entanto, em alguns momentos de lucidez, sei que cada um tem o seu tipo físico e suas virtudes. Somos seres humanos, somos diferentes.

A beleza é muito mais do que isso.  É muito muito triste vincularmos a beleza com a matéria, isso, destrói nossos vínculos instintivos com nosso corpo natural e tem como consequência a insegurança. Faz com que passemos a nos questionar se somos bons o suficiente e comecemos a basear nossa autoestima em nossa aparência ao invés de nossa essência.

É normal querermos ser saudável, manter-se forte e cuidar do corpo e rosto. Não quero dizer que você deve se descuidar. O que proponho é questionar o padrão de beleza que nos é imposto. O mesmo padrão que consome todo o nosso tempo, que diminui a nossa autoestima, que nos foi ensinado e que não questionamos, apenas acreditamos.  

A vida é curta e devemos apreciar a beleza natural das coisas, enxergar o além, a essência, escolher ser e sentir-se bela, encontrar a beleza até nos dias mais frios e cinzentos do inverno. Essa é a verdadeira beleza, a mais genuína e pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...