26 de fev de 2017

Elogiar é o mais poderoso poder

O que um elogia te trás?
Sensação de realização? Prazer? Alegria? Autoestima?

Vivemos em uma sociedade no qual as criticas e os erros tem se tornado cada vez mais importante, ou seja, a tendência para criticas estão cada vez maiores. É raro ouvirmos um elogio de alguém, seja um elogio espontâneo ou apenas um elogio de tarefa bem sucedida. 


Um dos principais ingredientes para a construção da autoestima e a formação do ser humano é o elogio. 

Durante a infância, quando nossos pais desaprovam e/ou desvalorizam nossas conquistas, perdemos a confiança em nosso potencial, ou seja, nos tornamos inseguros conforme o tempo passa. E é natural que a necessidade de reconhecimento externo diminua gradativamente conforme crescermos e nos tornamos adultos, no entanto, filhos que tiveram este quesito bem cuidado pelos os pais desenvolvem uma autoimagem positiva e segura, reconhecendo internamente o seu valor.

É preciso saber moderar as criticas, seja ela em qualquer fase da vida, para com os outros e consigo mesma. Quando as críticas forem realmente necessárias, avalie a forma de falar, sugira soluções e torne a crítica negativa em uma crítica construtiva. 

Por tanta vezes somos severas e criticas interiormente que nos tratamos de maneira insensível como jamais trataríamos alguém: "Ai como sou estúpida", "Nossa! Quanta celulite" "Ai sua gorda"". Se você trata alguém dessa maneira ou até mesmo com você mesma, é preciso rever seu modo de viver, pois não existe relação ou autoestima alguma que se sustente desta forma.

O elogio torna-se mais fácil para o caminho do coração das pessoas, para amorosidade e para a paz.

Um comentário:

  1. Olá
    Esse realmente é um ponto importante. Eu tento sempre elogiar meu filho pelas boas ações dele, mas também repreendo quando ele faz algo que considero errado. Eu tento sempre elogiar ao menos uma pessoa por dia, pois sei que esse simples ato pode mudar a vida de alguém.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...