15 de jan de 2017

Os rivais da meditação


A maioria de nós já conhecem os benefícios da meditação, ou alguma vez já ouviu falar. São eles: tranquilidade, paz, saúde, mais energia, positividade, alegria, clareza, estabilidade emocional, etc. Porém, meditar, não é tão fácil como parece. Ficar na mesma posição e esvaziar a mente é coisa para um monge, que fica o dia todo isolado, mas para nós, que vivemos no meio urbano, com trabalho e uma rotina corrida, é bem complicado.

No entanto, meditar não é uma tarefa impossível, desde que seja com um devido treino e a consciência do que atrapalha no desenvolvimento da meditação.

O Cantinho da Amiga separou os rivais de quem quer meditar e não consegue, os seja, os rivais que atrapalham no aprendizado da meditação. Se você se compreender de cada um deles e saber superá-los, a meditação então se tornará algo fácil e natural. 

  • Ansiedade
Querer resultados imediatos é a contradição da meditação. Meditar acalma a mente e mostra, devagar, como a sua mente vai tornando-se saudável aos poucos. Ninguém vira um monge da noite para o dia. Então, tenha paciência. Aprenda a saborear cada meditação como sendo única e sem esperar por resultados. Aproveite o momento, foque no presente.
  • Negação
Ao ficarmos parados sem pensar em nada, é natural aparecer penamentos como "não consigo faze isso, não consigo não pensar" e outros pensamentos negativos. No inicio, é natural ter essa interferência dos pensamentos. A meditação exige prática e treino. Só porque não conseguiu meditar nas primeiras vezes, não quer dizer que você não seja capaz disso. Troque pensamentos negativos por positivos, ao invés de dizer "eu não consigo", diga "eu consigo, eu posso aprender e aprenderei", assim, a negação vai embora aos poucos.
  • Incerteza
Outro tipo de pensamento que pode ocorrer é "será que funciona mesmo?". A incerteza e a hesitação é seu maior rival da vida, pois toda vez que você tentar algo novo ela pode obstruir seu caminho. Confie em si mesmo, acredite no seu potencial. Você verá que a incerteza irá embora aos poucos.
  • Procrastinação
Procrastinar é o mesmo que deixar as coisas para fazer mais tarde ou em outro dia. A questão é que esse "outro dia" nunca chega. Reserve um tempo para a meditação, mesmo estão cansado no dia, mais vale a pena cinco minutos antes de dormir do que nada. Com o tempo, você se acostuma e a meditação torna-se rotina do dia naturalmente.
  • Sono
O ato de ficar parado e com a mente calma pode trazer sono. Inclusive, muitas pessoas até dormem quando começam a meditar. Ao dormir durante a meditação quer dizer, que pelo menos, o fato de meditar, ajudou a você a relaxar o corpo e o mente, porém isso não pode se tornar um hábito. Para aproveitar a prática, você pode tentar fazer-la em posição de lótus, ou como uma postura que possa se sentir confortável, mas não ao ponto de dormir, ou seja, evite a cama ou sofá muito grande.
  • Perfeccionismo
A meditação melhora a qualidade com o passar do tempo, não adianta se exigir demais e esperar que tudo saia perfeito desde da primeira prática. Encare a meditação como uma jornada e que a cada dia você melhore um pouco. Tudo tem o seu tempo e você vai conseguir melhorar dentro do seu ritmo.
  • Indisciplina
A prática leva a perfeição, conforme o ditado. Praticar todos os dias é a melhor forma de você pegar o jeito mais fácil. Porém a indisciplina pega a maioria das pessoas. As desculpas começam a aparecer em um dia, depois em outro, e quando você perceber, perdeu o hábito e retomá-lo vai ser muito mais difícil ainda. Portanto, procure manter a rotina com o local e horário definido para as suas meditações e seja firme com os seus hábitos. A sua mente agradece.

2 comentários:

  1. Muito bom, Aline. Tem um ano que eu pratico meditação (conheci depois de procurar yoga por causa da minha ansiedade) e mudou a minha vida - inclusive em pontos que eu nem imaginava, como no caso da procrastinação e do perfeccionismo, como você bem colocou aqui. Adorei a leitura. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que meditava todos os dias, mas acabei "deixando pra depois", colocando desculpas. Voltei a meditar, mas está sendo bem difícil voltar à rotina que era antes (todos os dias), mas vou conseguir, vou desistir não.
      Que bom que você pratica a meditação e que melhorou pontos na sua vida! Meus parabéns!
      Um beijo!

      Excluir

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...