20 de fev de 2016

O que é Respeitar?

Ano novo, vida nova, será?
rsrsrsrrs
Todos esperamos que sim.

Hoje venho com um assunto bem interessante e adoraria receber opinião de vocês.
Então? Vamos começar?

Há muito tempo atrás, respeito tinha significados próprios seguindo tradições, um exemplo bem claro é o de sentar a mesa com a família nas horas das refeições e sequer pronunciar uma palavra. Porém, atualmente não é bem assim que acontece. Hoje em dia,
muitas famílias nem sequer sentam juntas na hora das refeições, logo, isso então é falta de respeito ou apenas um hábito da modernidade? Não estou dizendo que você deve fazer isso, eu particularmente gosto de me sentar a mesa acompanhada, até porque a correira do dia-a-dia, muitas das vezes impedem de compartilharmos algo em família, e na minha opinião, sentar a mesa nas refeições com quem eu gosto é uma pratica saudável e gostosa, pois é um momento de eu estar junto das pessoas que amo e ainda compartilhar acontecimentos do dia através da conversa. Mas se pensarmos bem, pela a lógica, estaríamos "desrespeitando", ao conversar na mesa de refeições.  Porém, faço uma pergunta, para que exatamente, deveríamos estar juntos se não podíamos compartilhar nada neste momento?

Comentei sobre esse exemplo simples, pois vejo que as tradições, são consideradas como forma de respeito apenas para impor uma hierarquia na sociedade, um outro exemplo é os pais brigando com seu filho porque tudo ele questionava e me lembro de que na minha infância era da mesma forma, a briga acontece porque a tradição antiga dizia que as crianças devem se calar, obedecer e não perguntar nada aos pais, apenas fazer o que eles dizem.

Que tipo de respeito se impõe a outro ser humano devido à sua hierarquia ou idade ou qualquer outro sistema de nivelamento? Há estudos, que mostra que o questionamento da criança, se dar pelo o motivo dela tentar entender, de fazer algum sentindo para ela, pois ela ainda não sabe.  A criança se desenvolve através do contato com a sociedade e com o meio ou através da necessidade de se expressar, e quando os pais fala para essa criança calar-se e apenas obedecer, eles estão interferindo no desenvolvimento o seu crescimento, impedindo dela desenvolver de forma livre, isto é desrespeito. Concordam?

Tentam se por no lugar da criança, visualize alguém superior ou "mais velho" que você te diminua e te menospreze por algo que não caberia a você saber neste momento. Esse alguém é superior a você, então ele sabe o que está dizendo e você não, logo você está errado e deve aceitar que é menos do que alguém, vocês iam gostar?

  • Então o que é respeito?

Respeitar é saber o seu limite e o do outro e não tentar impor nada a ninguém, respeitar vai além do que seguir tradições apenas pelo fato de existirem. O respeito deve ser mútuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...