26 de out de 2015

Banho Quente x Banho Frio

Oláaa galerinha...

Hoje vim falar sobre algumas características do banho quente e do banho frio. Há muitas controvérsias, alguns dizem que é melhor o frio outros dizem que é melhor o quente. Afinal, qual é o melhor? Veja abaixo!


BANHO FRIO

Efeito revigorante: Um banho frio é quase obrigatório para quem dormiu pouco e vai ter que encarar um dia atarefado. Isso acontece porque o corpo reage ao frio, melhorando a circulação sanguínea, pois acelera o metabolismo e estimula a elevação das funções orgânicas do organismo. 

Cabelo: Para quem sofre com oleosidade nos cabelos, tomar banho em temperatura baixa é mais importante, já que o calor ativa a produção das glândulas sebáceas. A água fria é ideal para prevenir a caspa e queda de cabelo.

Pele: A água fria é muito benéfica para a pele tanto em seu consumo interno quanto externo. Quando tomamos banho com água fria a pele tende a conservar sua firmeza e elasticidade. Ao melhorar a circulação e provocar a contração vascular, a água fria ajuda a evitar a aparição de varizes e as reduz visivelmente.

Psicológicos: Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, no entanto, tenha cuidado, já que pode causar um efeito contrário, porém um estudo feito pela Universidade da Virgínia revelou que tomar banho com água fria estimula uma parte do cérebro que se encarrega de ajudar a nos sentirmos felizes e livres da depressão.

Outros efeitos: A água fria descongestiona órgãos internos, melhorando ainda mais as qualidades depurativas do organismo, pois as baixas temperaturas apresentam um efeito diurético no organismo, evitando assim a formação de nódulos de gordura. Outro efeito também, ao tomar banho com água fria,  nosso corpo reage imediatamente, estimulando o sistema imunológico tornando-o mais forte. , com isso, nosso organismo responderá melhor contra os vírus e infecções.

BANHO QUENTE

Relaxamento: até 39°C, a água aquecida oferece uma sensação de relaxamento no corpo, graças a dilatação dos vasos sanguíneos, que faz fluir melhor o sangue e o oxigênio.

Abertura dos poros: O calor da água, assim como vapor gerado durante o banho, faz com que nos livremos de células mortas. A abertura dos poros também faz com que produtos para a pele e cabelo sejam absorvidos com maior eficácia, porém a água quente, sobretudo quando em contato com o corpo por um tempo mais longo, remove o manto lipídico (responsável por reter a umidade natural da derme e dar suavidade à sua textura), que retém a umidade natural da pele, logo pode causar o ressecamento da pele e dos cabelos. 

Psicológico: O banho quente é relaxante de uma maneira geral. Por isso, em dias de grande estresse, banhos quentes, inclusive os de banheira, são boas pedidas, uma vez que podem diminuir a ansiedade e estresse.

QUAL É O MELHOR?

O Banho quente só faz mal se for muito quente. Em uma temperatura adequada, além de relaxante, auxilia na hidratação da pele, se combinado com o sabonete certo para um banho assim. 

O Banho Frio, também tem seus benefícios: é parceiro e auxilia o sistema imunológico, desperta o corpo e é ótimo para quando precisamos de disposição extra para encarar um dia puxado que se inicia ou aquela tarefa que ficamos adiando. Porém o banho frio pode causar, em casos mais sérios, hipotermia, que é a queda bruta da temperatura corpórea. E é preciso ter cuidado, especialmente no inverno, para não ficar doente. 

Como a grande parte das coisas na vida, o bom senso e o meio termo são as melhores opções, logo, o melhor é o Banho Morno, pois, alia prazer e benefícios para o nosso corpo. O calor da água e as substâncias dos sabonetes escolhidos proporcionam grandes efeitos positivos para nossa pele, além do bem-estar. Relaxa as fibras musculares e nos prepara para um bom descanso na hora de dormir. Para o melhor resultado, deixe a temperatura da água morna e agradável ao corpo e não exagere no tempo (entre cinco e dez minutos), mais do que isso pode remover o manto lipídico. Em casos de sensibilidade ou de pele mais seca, evite buchas e opte por sabonetes hidratantes e com PH menos alcalino e mais próximo do PH da pele – também vale não exagerar na hora de esfregar o sabonete no corpo. Outra opção é fechar o registro de água quando for se enxaguar, se ensaboar e lavar o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...