6 de jun de 2015

13 Dicas para Blogs Iniciantes

Olá galerinha...

Devido algumas dúvidas que venho recebido sobre como montar um layout, otimizar, enfim, melhorar a aparência do seu blog, para que ele pareça o mais profissional possível, estarei listando abaixo algumas coisas que aprendi durante o meu tempo de blogueira.


1. Adquira o mais rápido possível um domínio próprio.


Não há nada de errado em ter um blog no Blogger. Mas, se você tem um blog nessa plataforma e deseja ter sucesso com ele, um passo indispensável é configurar nele um domínio próprio. Isso significa mudar seu endereço de "meublog.blogspot.com.br" para "www.meublog.com.br." 

As vantagens do domínio próprio são inúmeras, abaixo citarei os motivos do porque migar para domínio próprio:
  • Mas fácil de ser memorizado e acessado
  • Quanto mais tempo você demorar para registrar seu domínio, maior a chance dele não estar disponível. Nada impede que outra pessoa o registre antes.
  • Quanto mais você esperar, mais você ficará conhecido pelo seu endereço antigo, tanto pelo Google quanto pelos seus visitantes. Também mais links existirão pela internet com o seu endereço antigo. Ao mudar, muito disso será perdido e isso será um prejuízo. Outro ponto importante é que o Google entende que se trata de um novo site, ou seja, se demorar muito, e depois você se decidir adquirir um domínio, irá diminuir a chance de seu blog aparecer nas páginas de pesquisa. Trata-se de PageRank. Se ainda tiver dúvidas, faço uma postagem sobre isso.
  • Você vai ganhar mais independência, logo, é facilitado mudar de plataforma quando quiser. O domínio continuará sendo acessado, independente de onde foi hospedado.
  • Baixo custo. O custo para se ter um domínio pelo Registro.Br, (onde eu criei) é baixo. Você paga R$30,00 anual. e ainda tem outros planos oferecendo desconto.
Dentre essas, existe outras inúmeras vantagens, principalmente tratando-se da página de PageRank.

2. Escreva artigos originais e com qualidade

Essa é a dica que considero mais importante, além do domínio próprio. Se você quer um blog profissional é preciso ter conteúdo original e de qualidade. Isso dá trabalho, muito trabalho, confesso que nem sempre minhas postagens foram assim. Pode acontecer, do tema que você escolher para um único artigo, pode levar horas entre estudos, preparações, testes e a elaboração do texto.

O leitor valoriza a novidade. 

3. Tenha um template personalizado

Já teve aquela sensação de entrar em um blog e se parecer muito com algum outro que você já visitou?

É possível você mesmo fazer a personalização do seu template. Uma simples mudança de cores, gadgets, fontes e disposição dos elementos já pode tornar único o visual do seu blog.

3.0 Template clean.

Já visitou algum blog que tem muitos gifts, imagens piscando, muito colorido, muitos gadgets, enfim, algo lotado? Já reparou que blogs assim nem dá vontade de continuar lendo e geralmente demora para carregar? Você quer isso para seu blog?

Eu sei que muitos blogueiros querem deixar o blog com a sua cara com o uso de imagens em gift e gadgets, mas é preciso ter cautela. Pense em algum blog que você visitou com muitos desses elementos, qual foi a sensação que você leitor teve? Agora pense em um blog que estava com um visual mais limpo, qual foi a sensação?

4.0 Ofereça formas de contato

Quando o seu blog se destaca e chama a atenção, é natural que os leitores queiram entrar em contato com você. Podem ser para esclarecer dúvidas, fornecedores querendo lhe oferecer produtos ou até mesmo empresas querendo investir em seu blog. Se eles não encontrarem uma forma para entrar em contato com você, podem simplesmente desistir e partir para outro blog.

Portanto, exiba seu endereço de e-mail ou melhor ainda, ofereça um formulário de contato.

5.0 Responda todos os e-mails, comentários, etc

Não é hiper chato quando você acessa um blog, gosta, comenta ou responde algum e-mail e o blogueiro simplesmente te ignora? Como você se sente? Você iria gostar de seus leitores terem esse mesmo sentimento sobre o seu blog?

Se você disponibilizou uma forma de contato entre você e o leitor, tenha o compromisso de responder a todos, e de preferência o mais ágil possível, até mesmo se a resposta é negativa.

6.0 Mostre artigos relacionados

Não é raro eu terminar a leitura de um ótimo artigo em um blog me perguntando “Será que há outros artigos relacionados aqui para eu ler?”. Portanto, terminar seus artigos mostrando uma lista de outros artigos de seu blog que tenham relação com o tema é uma ótima ideia. Isso mantém o leitor interessado, prendendo sua atenção por mais tempo em seu blog, além de ser eficiente, pois aumenta o relatório de tráficos em seu blog, gerando mais credibilidade no Google.

7.0 Crie uma lista de categoria (Guia de Conteúdo)

É muito chato visualizar um blog que tenha artigos interessantes, você querer encontrar um desses artigos e não encontra, simplesmente porque ele não foi separado por categorias (ou marcadores). 

A lista de categorias (ou guia de conteúdo) é muito importante, pois permite que o leitor encontre artigos relacionados com um determinado tema, de acordo com a categoria classificada e de acordo com assuntos que ele mais gosta de ler.

8.0 Deixei seu perfil aberto ou faça um personalizado

A página "Sobre", "Quem sou eu", é um outro elemento muito importante, pois explica quem você é e qual o objetivo do seu blog. É natural que os leitores queiram saber mais sobre você, sua experiência, o que o levou a criar o blog. E também é natural eles quererem saber mais sobre seu blog, a história dele, o que ele já obteve. 

É possível criar um perfil personalizado com um resumo de quem é você e ao clicar, redirecionar para uma outra página que dá mais informações sobre o blog e o blogueiro. 

9.0 Tenha uma "Caixa de Pesquisa"

A caixa de pesquisa é tão essencial quanto o Guia de Conteúdo. Sem ela, é quase impossível que seu visitante encontre o que ele procura em seu blog. Você pode até ter um ou mais artigos que interessem a ele, mas ele nunca saberá.

10.0 Tenha link e ícones para rede sociais

Integrar o seu blog às redes sociais como o Twitter, Facebook, Instagran, dentre outras é essencial. É importante também que você tenha em seu blog, em local visível, os links para essas redes. Caso contrário, dificilmente seus visitantes se darão ao trabalho de procurá-lo lá para adicioná-lo.

11.0 Seguidores

Já aconteceu de você está visitando um blog legal e não quer perder de vista, ou seja você quer seguir o blog? 

É possivel simplesmente marcar com favorito, porém você não irá receber atualizações. O gadget "Seguidores" tem essa função.

12.0 Otimize a velocidade do seu blog.

Quantas vezes de você acessar um site ou blog e demorar horrores para carregar? E as vezes você simplesmente desistiu e fechou a página?

Muitos gadgets, links externos, imagens muito pesadas (para diminuir o peso é só redimensionar antes de anexar), muitas postagens por páginas, inclusive Seguidores e Google + no topo da página, faz cada vez mais seu blog ficar lento. Você quer ter um blog que acessa mais rápido? Então pense nisso.

13.0 E principalmente tenha uma rotina

Não seja aquele tipo de blog que posta uma vez ou outra, ficando dias ou até meses sem postar e depois do nada fazer uns "500" posts no mesmo dia. Confesso que já fui uma blogueira assim e me arrependo muito, pois pelo o tempo que eu tenho de blog, já era para ele ter sido um sucesso e não foi.

Se um leitor gostou de algum artigo seu, provavelmente ele vai querer voltar a ler outros. Se você não tem uma rotina para posts, o leitor vai acabar desistindo de você  e isso não é o que você quer, certo? Sou leitora também de alguns blogs e pode ter certeza que já deixei de entrar em um blog no qual eu nunca sabia quando iria ter uma postagem, é chato. Se você blogueiro, se programou para uma postagem por semana, seja responsável e faça o post, e para melhorar, tente fazer no mesmo dia da semana (ex: toda quarta).

Logo...

Pense em todas dicas que dei acima e tente criar um blog no qual os leitores possam gostar do que visualizar e ao mesmo tempo tenha a sua cara, além de tentar otimizar cada vez mais o seu blog. 

Essas dicas eu aprendi com o tempo que tenho de blogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...