29 de mai de 2015

Resenha: Ponte para Terabítia

Olá galerinhaaa,

Finalmente mais uma resenha!
Hoje eu vim falar de um livro muito especial: Ponte para terabítia.


Titulo: Ponte Para Terabítia
Autora: Katherine Paterson
Editora: Salamandra
Número de paginas: 160
Onde comprar? Saraiva


Sinopse: Jess Aarons, um garoto de 10 anos, passou o verão treinando para ser o campeão de corrida da escola. Na volta às aulas, é ultrapassado por uma aluna nova. Os dois tornam-se grandes amigos, e criam um reino imaginário chamado Terabítia, onde governam soberanos protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana. Até que um dia, uma fatalidade os separa, e Jess precisa ser forte para enfrentar essa triste realidade.


O que eu achei?

O livro é emocionante! Não tenho palavras para descrever o quanto gostei.
Mesmo sendo um livro infanto-juvenil, ele possui uma delicadeza enorme... Cheio de sutilezas.
O livro consegue ultrapassar as expectativas de qualquer leitor desatento.

Falando do livro...

Vou tentar não dar spoliers.

Este livro conta a história de Jess, um garoto que sonha em ser campeão de corrida na sua escola. Porém quando tudo parecia ser certo de ele ganhar, uma garota nova na cidade, Leslie ultrapassa a todos e ganha a corrida.  A partir daí surgi uma grande amizade.

Como tudo na nossa vida, as vezes nem sempre é fácil encarar os estresses, até mesmo para uma criança.  Ás vezes só precisamos de um lugar mágico, no caso Terabítia para se esconder da realidade, ou então de uma pessoa que possa mudar nossas vidas de várias formas. 

Terabítia não é lugar como outro qualquer, é um reino mágico onde Leslie e Jess governam, enfrentam perigos e vivem uma aventura. O livro é delicioso de ler.

Com o passar do tempo, a amizade dos dois vão se intensificando cada vez, tornando-se cúmplices. É importante ressaltar o quanto a imaginação é essencial no livro, afinal se não fosse por ela se tornaria um drama pesado de assistir. A solidão que Jess passa tanto em casa quanto no colégio é um retrato que muitos jovens passam e, nem todos tem uma 'Leslie' para tirá-los desta situação. Porém, a solução não depende somente da amizade, mas da imaginação de ambos, principalmente de Leslie, que tinha um bom hábito de ler livros. 

Ponte para Terabítia não é nem de longe um livro de fantasia. Ele é um drama maravilhoso e comovente, que nos faz refletir sobre a vida, o que é importante nela, além de dar forças para sonhar e acreditar que amizades verdadeiras existem.

Conforme o famoso ditado: Tamanho não é documento. Apesar de ser um livro pequeno, a autora conseguiu transmitir diversos significados e uma mensagem muito bonita.

Curiosidades:

Para quem se interessou pela a história, mas não quer ler o livro, saibam que existe o filme inspirado no livro. Muito bom também, mas nada supera a leitura de um ótimo livro.

E aí galerinha, o que acharam? Já leram? Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...