31 de out de 2014

Halloween, Samhain, dia das bruxas.

dia das bruxas, Samhain, halloween
Bom dia galerinha...

Conforme explicado em 2010, no post "Halloween, porque o dia das bruxas", o dia 31 de outubro, conhecido como Halloween, é um festival que comemora o ano novo celta, o último sabbat, conhecido como Samhain. É o dia que celebra a morte, mas não uma morte ruim, e sim um recomeço de um novo ano. 

Falando mais sobre o Samhain:



Originalmente, o halloween não tinha relações com o dia das bruxas, embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. 

Era um festival do calendário celta, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro que marcava o fim do verão e originava um novo calendário. Nesta época do ano significava o final da colheita, um tempo de recolhimento e de preparação para o inverno, considerado um período em que muitos passavam fome e não sobreviviam a longos meses escassos. Então Samhain era uma forma de prestar homenagem aqueles que morreram, uma celebração espiritual.

A primeira origem, que se deu a chamada Samhain, tinha como objetivo dar culto aos mortos. Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e dava ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava  o lugar dos mortos, que era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo. 

Samhain era uma noite de morte e ressurreição. Atualmente, esta noite simboliza a nova vida, o começar de um novo ano; noite ideal para adivinhação quando o futuro pode ser mais facilmente visto por aqueles que possuem este dom. É o dia para aproveitar a pura renovação e magia e deixar o clima místico envolver você propiciando um recomeçar em sua vida e assim fazer os seus pedidos.

Bom galerinha...

Envolvida pelo o espirito dos dias bruxas, abaixo segue o meu desenho, representando a "La Catrina "(Caveira), representação do esqueleto de uma dama da alta sociedade de uma forma humorística, sendo uma das figuras mais populares da Festa do Dia dos Mortos no México, que com sua personalidade travessa, espirituosa, simpática e sensual nos convida a viver plenamente cada momento e através das grandes e pequenas artes encontrar o sentido da vida. E o mais importante ensinamento sobre a dama da morte: a sua dupla identidade nos lembra que a vida é aqui, agora e eternamente.

Catrina, dia das bruxas
La Catrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...