5 de fev de 2014

Os 3 macacos sábios

Boa noite galera...

Hoje eu vim falar sobre os três macacos sábios. Sempre gostei da simbologia e de seu significado, mas muita gente não conhece (infelizmente), ou só atribui a algo engraçado. Bem, hoje irei explicar o seu significado, que na minha concepção, é de grande importância.
 Os três macacos sábios, ou macacos da sabedoria, chame como preferir, está localizado no santuário no Japão, e seu significado é muito simples: “Não olhe para o mal, não escute o mal, não pronuncie o mal”. Embora tenha diversas interpretações, eu acredito que se refira ao fato que se não praticarmos o mal aos outros, manteremos o mal distante de nós mesmos. É aquele famoso proverbio: "Não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você"
Logo, aquela imagem que temos dos três macaquinhos é associada ao proverbio, onde cada um complementa o ditado popular com um gesto diferente: Um tampa os olhos, o do meio tampa os ouvidos e o outro tampa a boca. Mas de onde surgiu essa frase? O que ela quer dizer de fato? Bem, ao que parece, a frase é de origem Chinesa, porém, foi no Japão que ela ganhou espaço no mundo e se tornou um proverbio popular.
A relação do ditado com os macacos, acredita-se que foi pelo um jogo de palavras. É que “Zaru” se usa no final dos verbos no Japão e sua fonética soa parecida com “Saru”, que é macaco em japonês.
Sua origem é simbólica, no qual, uma lenda budista, os macacos são usados para representar o ciclo da vida do Homem. O proverbio, “não veja o mal, não ouça o mal, não fale o mal” é chamada no Japão de “regra de ouro”, onde se se encontra outros ensinamentos que ajudam a promover harmonia entre as pessoas.
Segundo a religião budista, os gestos dos três macacos representam a divindade de seis braços, onde o principal ensinamento é não ouvir, ver ou falar mal, pois dessa forma, nós mesmos seremos poupados do mal. Em outras interpretações dizem que as estátuas dos Três Macacos Sábios simbolizam paz e harmonia, protegem o lar das energias ruins e ajuda a evitar que o mal se espalhe.
Lindo não é?

Referencias:

2 comentários:

  1. Muito boa a informação estou fazendo um trabalho da faculdade e me esclareceu muito!!!Amei!!!

    ResponderExcluir

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...