21 de nov de 2013

O que leva uma pessoa a cometer suicídio?


O que leva uma pessoa a cometer suicídio???

Porque algumas pessoas passam por isso???

O que se passa na mente de uma pessoa suicida?

     Eu não tenho todas as respostas para estas perguntas, até porque eu nunca tentei me suicidar, mas não posso afirmar que nunca pensei. Estou escrevendo este post pois me fez pensar em algumas entes queridos que se suicidaram ou tentaram suicídio.
     Não estou aqui para julgar ninguém, pois acredito e tenho certeza de que o momento que passa na cabeça de alguém achar que o suicídio é melhor do que viver num "mar de lágrimas e dor", esses minutos ou milésimos de segundos que transcorre este pensamento, é porque a pessoa está no seu ponto máximo. É uma tentativa desesperada de encontrar a solução de seus problemas, que acredito que já venha de anos... Embora não seja uma atitude adequada. Este pensamento, ou tentativa, acredito que acontece depois que a pessoa tentou resolver seus problemas de diversas maneiras possíveis e inimagináveis e não conseguiu e nem teve apoio de ninguém. Seria uma maneira de acabar com a dor física ou emocional.
     Acredito, que quem comete este ato, faz ou pensa em fazer, pois o considera que a morte seja melhor momento que em vida o atordoa e faz apenas sofrer, quando a vida perde razão do prazer e se torna apenas dor. Seria tirar a mão do fogo, tirar o momento que só é dor.
     As vezes, essas pessoas que tentam, comentem ou apenas pensa, é porque se sentem sozinhas, não vê ninguém lhe dando apoio, não vê ternura ou carinho nas pessoas próximas, pelo contrário, só ver cargas negativas, dor, humilhação, e total falta de apoio. 
     Para conseguir sair deste estado emocional, é preciso de muita terapia/ tratamento (em casos graves), mas creio e pode-se dizer que tenho quase 100% de certeza, afirmo isso, pois foi assim que me fez ver claramente, que o diálogo interior, aquele que mantemos conosco, em nossa mente própria, é o mais importante em nossa lida diária pela preservação de nossa sanidade. É claro, que o apoio, a compreensão e ternura dos familiares e amigos é um incentivo muito poderoso, só que nem sempre temos esse incentivo, o que torna as coisas mais difíceis.

Um conselho que as vezes, digo a mim mesma: Se você acha que a sua vida está uma MERDA (desculpe-me a expressão) e que não tem mais vontade nenhuma de viver e acredita que não fará falta a ninguém, é uma tremenda mentira! Tem sempre alguém, que as vezes você pode achar que não se importa, mas se importa, que estará com você em todos os momentos é só preciso as vezes, abrir o coração para ele(a). Que ele(a) vai te oferecer ajuda.



Um comentário:

  1. Concordo plenamente. Todos nós temos um valor, somos únicos e especiais. Quantas pessoas neste momento dariam tudo pra sair de uma maca, de um coma, ou de uma cadeira de rodas, enquanto outras não veem isto e querem jogar no lixo uma joia: sua vida ? Antes de qualquer pessoa Deus nos ama, e isto sim é uma alegria eterna.

    ResponderExcluir

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...