1 de nov de 2013

Ame a si próprio

 A falta do amor próprio, traz diversas consequências em nossa vida. Podem afetar em todas as áreas, seja profissional, familiar, afetiva, pessoal, trazendo muitos sofrimentos. 
Pessoas que não se amam, desejam desesperadamente serem amadas, como uma forma inconsciente de receber o amor que não sentem por si mesmas. Elas têm necessidades de agradar a todos, tendo dificuldades em dizer “NÃO”, é como se precisassem reafirmar o quanto são importantes para os outros, por não se considerarem importantes para si mesmas.

Pessoas com essas características, facilmente são manipuladas ou induzidas a fazerem o que não querem, simplesmente para agradar o outro. As vezes, demonstram uma elevada autoestima, orgulho de si mesma, mas na verdade, são apenas mascaras, apenas para compensar a falta de amor que sentem por si mesmas.
Pessoas que se amam, sentem-se mais livres para fazer algo pelos os outros sem se preocupar em receber o retorno positivo. São mais equilibradas emocionalmente porque têm um senso saudável do que é aceitar a si mesmo: os aspectos bons, ruins e o que existe entre estes dois extremos.
Para aprender amar-se é preciso primeiramente cuidar de si mesmo, conhecendo-se, com a mesma amabilidade e nível de esforço que se dedica aos outros. Se se sente desconfortável em fazer algo, por exemplo, não o faça. Outra sugestão é considerar as suas próprias necessidades em vez de querer agradar os outros o tempo todo. Diz “não” de vez em quando e quando necessário.  Faça coisas que gosta realmente de fazer e o deixa feliz. Por fim, aceita-se como você é, tanto nos aspectos positivos quanto as falhas, que são humanas. Isso não significa descartar aspectos de si mesmo que não gosta muito, eles fazem parte do todo.
Então, lembre-se: Conheça e agrade a você mais do que qualquer outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CantinhodaAmiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...